A principal ponte ou canal de comunicação entre a administração e todas as pessoas que compõem uma comunidade residencial, bem como atores externos como fornecedores e empreiteiros. Por isso é importante entender que é um elemento vital para o crescimento em termos de qualidade da gestão administrativa que se realiza.

O ponto de partida do PQRS na propriedade horizontal é trabalhar adequadamente as necessidades e exigências do cliente interno e externo. É a dinâmica que a administração tem com sua comunidade, que se evidencia em dar respostas ou soluções imediatas às exatas necessidades e dúvidas dos moradores, proprietários, colaboradores e fornecedores. Gerando assim uma experiência positiva de comunicação eficaz.

No entanto, deve-se esclarecer que nem sempre o mesmo processo de resolução ou a experiência satisfatória que a pessoa deseja ouvir será obtida em todos os casos. Porque cada caso tem sua particularidade e é aí que o administrador, o conselho e toda a equipe do departamento administrativo devem avançar para que eventualmente essas experiências negativas, objeções ou divergências mudem e levem a uma situação ideal, onde nenhuma das duas partes seja afetada e chegam a um acordo comum.

O tempo é um valor determinante na hora de responder a um PQRS, pelo que desde o início identifique quanto tempo demora, reconhecendo a situação dos diferentes pedidos e assim estabeleça uma data exata para responder, isto de forma a alterar as experiências negativas que estão presentes no momento da apresentação de tais pedidos.

Deve-se lembrar que o lei 1755 de 2015, é o que regula a gestão em termos de resposta às solicitações feitas aos meios de comunicação privados. É por isso que é necessário ter consciência da importância de uma resposta atempada e eficaz ao nível do atendimento aos proprietários ou residentes. Ressalte ainda que, se houver necessidade de o cliente fazer sugestões, reclamações ou reclamações que se apresentem como solicitações, é por desconhecimento ou falta de comunicação na propriedade ou simplesmente pela percepção da gestão administrativa que está sendo executada.

Por isso o profissional Estanislao Rozo de sua página no YouTube da empresa rci real estate, recomenda que valorizemos igualmente cada reclamação ou solicitação que chegue ao nosso escritório; Desta forma, evitamos prejudicar a imagem positiva que eles têm da gestão da copropriedade. Aproveitar a gestão e o cumprimento destes PQRS é a melhor estratégia para o gestor de propriedade horizontal. Transforme o PQRS de conhecimento e experiência em uma oportunidade de fortalecer a comunicação em sua comunidade, estabelecendo uma dinâmica contínua de resolução de conflitos ou situações.

Por fim, da Logity, aconselhamos a todos os nossos administradores comunitários que reforcem as diferentes fontes de canais de comunicação existentes na co-propriedade, para que tenham uma resposta atempada e clara a qualquer tipo de PQRS que possa surgir. Utilizar diferentes ferramentas ou alternativas para fortalecer a participação constante e prudente dos moradores, garantindo assim uma gestão transparente para a copropriedade.

 

Por favor, compartilhe esta informação de interesse com seus colegas e amigos.

tópicos relacionados